sábado, 27 de fevereiro de 2010
A falta de água vai agravar problemas ambientais nos próximos 15 anos
A escassez de água vai acentuar os danos ambientais nos próximos 15 anos, segundo um relatório internacional sobre a água divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente.
A redução dos caudais dos rios, a crescente salinização dos estuários, o desaparecimento de peixes e plantas aquáticas e a diminuição dos sedimentos costeiros têm tendência a aumentar em muitas regiões do globo até 2020, afirmam os especialistas.
Estes problemas vão acentuar a perda de terrenos agrícolas, os riscos alimentares e a degradação das pescas, aumentando os perigos de sub-nutrição e doenças.
A agricultura é uma das principais preocupações ligadas à água, já que a procura de produtos agrícolas cresceu, a par da tendência de consumo de alimentos mais intensivos em termos de água, como a carne em vez dos vegetais, e a fruta em detrimento dos cereais.
O documento nota que a crescente procura por agricultura de regadio representa agora 70 por cento do consumo de água, dos quais apenas 30 por cento são devolvidos ao ambiente, enquanto no caso da indústria e do abastecimento público é devolvida cerca de 90 por cento da água usada.
O relatório critica também a falta de informação disponível já que muitos países desenvolvidos sabem pouco acerca dos seus recursos de água, sobretudo a nível dos aquíferos.
O documento salienta também o impacto da pesca excessiva e dos métodos destrutivos, como a pesca por explosão, e recomenda o pagamento de serviços dos ecossistemas como forma de valorizar os bens e serviços prestados pela natureza, como os recifes de coral ou as zonas húmidas.
As alterações climáticas são encaradas como uma questão prioritária, com especial incidência nas pescas e organismos marinhos.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Calota Polar
A calota polar é uma região de latitude elevada de um planeta, centrada na região polar, que está coberta por gelo.
A composição do gelo varia. Os pólos terrestres encontram-se cobertos essencialmente por gelo de água, enquanto que os de Marte são uma mistura de gelo de dióxido de carbono com água.
O que aconteceria se as calotas polares derretessem?
A superfície de terra firme no nosso planeta mantém uma carga de cerca de 38 milhões de quilómetros cúbicos de gelo, dos quais 85% estão na Antárctida. Como o gelo é menos denso do que a água (por isto os cubos de gelo flutuam na água), esses 38 milhões, ao derreter-se, transformariam-se em 33 milhões de quilómetros cúbicos de água que iriam parar obviamente no oceano.
O oceano tem uma superfície aproximada de 360 milhões de quilómetros quadrados. Se esta superfície permanecesse constante e os 33 milhões de quilómetros cúbicos de gelo fundido se juntassem uniforme-mente sobre ela, alcançariam uma altura de 33/360Km, ou 0,092 Km, isto é o mesmo que dizer que o nível do mar subiria 92 metros.
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Geleiras
Geleira ou glaciar é uma grande e espessa massa de gelo formada em camadas sucessivas de neve compactada e cristalizada em regiões onde a acumulação de neve é superior à de gelo. É dotada de movimento e de deslocação lenta, em razão da gravidade e relevo abaixo, provocando erosão e sedimentação glacial.
As geleiras ou glaciares podem apresentar extensão de vários quilómetros e espessura, que pode também alcançar a faixa dos quilómetros.
O gelo das geleiras é o maior reservatório de água doce sobre a Terra, e perde um volume total de água apenas para os oceanos. As geleiras cobrem uma vasta área das zonas polares, mas ficam restritas às montanhas mais altas nos trópicos.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
A quantidade de litros que se gasta nas actividades domésticas
Ao tomar banho: um banho de imersão chega a gastar de 95 a 180 litros de água.
Solução: Banhos curtos economizam água e energia eléctrica.
Ao escovar os dentes: com a torneira aberta, o gasto é de até 25 litros.
Solução: Encha um copo com a quantidade necessária para o enxaguar os dentes e depois escove os dentes .
Ao usar as torneiras: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto e se estiver pingando são 46 litros por dia.
Ao lavar louças: lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo, acaba por desperdiçar até 105 litros.
Solução: Primeiro escova e ensaboa louça e depois enxaguar tudo de uma só vez, ou então, lave a louça na máquina de lavar louça, mas apenas quando esta estiver cheia.
Ao lavar os passeios e as varandas, muitas pessoas utilizam a mangueira como vassoura, desperdiçando água tratada na lavagem das calçadas.
Solução: Use a vassoura e quando necessário um balde ao invés de deixar a mangueira aberto o tempo todo.
Ao lavar roupas: apenas use a máquina de lavar quando estiver bem cheia.
Ao lavar o automóvel: gasto médio de 560 litros em 30 minutos.
Solução: Lavar apenas quando for realmente preciso, usando um balde em vez de mangueira, e economiza será de 520 litros.
Ao regar plantas: primeiro, consulte a meteorologia para ver se vai chover! Regar somente o necessário usando um regador tipo "revólver", que liberta a água só quando adicionado. Armazena a água da chuva para regar as plantas.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
A Água
A Água é uma substância química insípida, inodora e incolor. É composta por hidrogénio e oxigénio e é essencial para todas as formas conhecidas de vida.
No uso típico, a Água refere-se apenas à sua forma ou estado líquido, mas também possui um estado sólido (o gelo) e um estado gasoso (o vapor de água). A Água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, encontra-se principalmente nos oceanos e noutras grandes superfícies: 1,6% em aquíferos e 0,001% na atmosfera (como vapor de água, nuvens e precipitação). Os oceanos detêm 97% da água superficial, as geleiras e as calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. A Água desempenha um papel importante na economia mundial,pois funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água do mundo é consumida pela agricultura.
A água potável é essencial para os humanos e para outras formas de vida. O acesso à água potável tem melhorado continuamente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimam que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável.
Subscrever:
Mensagens (Atom)